quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A Era Espacial faz hoje 50 anos!

Há precisamente 50 anos, a União Soviética surpreendeu o mundo, lançando o primeiro satélite artificial de sempre, o famoso Sputnik - satélite, em russo.

Milhares saíram à rua nessa noite, para ver uma nova estrela, que deslizava rápidamente pelo céu.

Desde esse dia histórico, muitos milhares de missões espaciais foram realizadas. Poucos anos depois de 4 de Outubro de 1957, vendo-se ultrapassado pelos soviéticos em tecnologia espacial, o Presidente Kennedy desafia, em 1961, a URSS a por homens na Lua.

Em 8 escassos anos foram desenvolvidas tecnologias e métodos de trabalho revolucionários, que tornaram o impossível possível! Fomos à Lua.

E enviámos robots a outros planetas.

Hoje fala-se de novo em voltar à Lua, onde não vai nenhum ser humano desde 1972! Mas as primeiras novas missões ocorrerão apenas, na melhor das hipóteses, em 2020. Quase 50 anos depois da Apollo 17.

Mas muito mais nos aguarda nos próximos anos. Novos sistemas de propulsão estão a ser desenvolvidos e testados, que poderão possibilitar missões a Marte em períodos de tempo muito mais curtos do que os actuais.

Não acredito que eu, pessoalmente, venha a ver homens e mulheres a caminhar em Marte, mas espero voltar a vê-los na Lua. Afinal, foi uma das minhas primeiras recordações de infância!

E haverá já gente viva que será, possívelmente, o primeiro homem ou mulher a caminhar sobre Marte!

Parabéns, Sputnik! E a toda a humanidade, por não ter desistido da tarefa mais importante com que se depara nos nossos dias - aprender a trabalhar e a viver no Espaço, para um dia poder estabelecer colónias noutros planetas, e assim ajudar a aumentar as nossas possibilidades de sobrevivência, como espécie!

Actualização - dêem um saltinho à página da Google durante o dia de hoje.

Sem comentários:

KSC