quarta-feira, 7 de maio de 2008

Anúncio de emprego: Procura-se Astronauta (m/f)

É mesmo verdade! Chegou finalmente a oportunidade de haver um astronauta português! Um astronauta verdadeiro, e não um turista, que tenha pago 20 ou 30 milhões de dólares para ir passear à ISS a bordo de uma cápsula Soyuz. Não, este anúncio surgiu no StarTracker, uma social network em que só se entra por convite, mas reproduzo aqui o anúncio na íntegra.

Se é jovem, saudável, em forma, e está a estudar num curso relevante, e se a Conquista do Espaço o anima, sugiro-lhe que cumpra o sonho de muitos de nós, incluindo os que, como eu, são de uma geração que já não terá esta possibilidade! Quem sabe, poderá ser o primeiro Europeu a caminhar sobre a Lua! Já não é fantasia!

Job opportunity details
Role Name: Astronauta
Company: European Space Agency
Description: A Ciência Viva e a Fundação para a Ciência e Tecnologia organizam a Sessão de Informação sobre o concurso para recrutamento de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA), o primeiro aberto à participação de cidadãos portugueses.

Este evento, que conta com a colaboração da ESA, terá lugar no próximo dia 15 de Maio, às 10h30, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

Esta sessão conta com a presença de Ernst Messerschmid, astronauta do Centro Europeu de Astronautas (EAC), de Horst Schaarschmidt, responsável pela divisão de astronautas do EAC e de Manuel Paiva, que coordenou numerosos projectos de investigação biomédica associados ao Espaço.

Com os seus astronautas a trabalharem no laboratório Columbus, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), e com o sucesso da missão ATV, a Agência Espacial Europeia está à procura de novos talentos para reforçar o seu corpo de astronautas em futuras missões.

Os candidatos seleccionados passarão a integrar o Corpo Europeu de Astronautas e iniciarão a sua formação básica no Centro Europeu de Astronautas em Colónia, na Alemanha.

Portugal é um dos 17 Estados-Membros cujos cidadãos podem candidatar-se a este desafio.

Mais informações em http://www.esa.int/esaCP/SEM2SS3XQEF_Portugal_0.html
Until: 2008/08/19
Name:
Link: www.esa.int/esaCP/SEM2SS3XQEF_Portugal_0.html
Location: - Global, - Global

Sugiro também que visitem o link da ESA, que contém mais informações. Os astronautas seleccionados irão participar em missões à ISS, mas também, previsivelmente, à Lua, daqui a cerca de 10 anos!

Sem comentários:

KSC