quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O sucessor do Space Shuttle

É este o sucessor dos fabulosos Space Shuttles - o Projecto Constellation. Neste preciso momento, o futuro exacto deste projecto ainda está em dúvida. Apesar de já haver 3 anos de desenvolvimento, o certo é que ainda não foi feito nenhum lançamento - está um previsto para o ano que vem - e com os cortes orçamentais já feitos e previstos para os próximos anos, está em grande dúvida a sua entrada em funcionamento em 2015. E em relação a um regresso à Lua em 2020, essa data - e a própria missão à Lua - estão cada vez mais em dúvida!

O meu prognóstico é, neste momento, que a última missão do Shuttle não seja em 2010 mas sim em 2011, e que a primeira missão da Orion será apenas em 2017 ou, com muita sorte, 2016. Os EUA ficarão assim, durante 5 ou 6 anos, ou mais, dependentes dos Russos (!!!) para transportarem astronautas, equipamento e mantimentos para a Estação Espacial Internacional!

Quem diria que iríamos ficar assim, 40 anos depois das magníficas viagens à Lua?


Entretanto, os planos correntes de regresso à Lua consistem numa missão com este aspecto:


No entanto, este plano está em questão neste momento. Só daqui a alguns meses saberemos a direcção real da NASA para os próximos anos, e se realmente voltaremos à Lua em 2000 e vinte e tal.

O meu voto é de que serão os Chineses os próximos a irem à Lua, e apenas numa missão Orbital. Descer de facto na Lua é algo muito complexo, e não vejo Governos a quererem fazer esse investimento.

Sem comentários:

KSC