quinta-feira, 10 de maio de 2007

Poluição luminosa

Sabe o que é?

Muito resumidamente é o que o/a impede de ver o céu à noite desta forma!

Há duas coisas que fazem com que de noite já não vejamos as estrelas, sobretudo se vivermos perto de grandes cidades como Lisboa. A poluição atmosférica, maior nestas zonas, e a iluminação nocturna. As luzes da cidade são reflectidas na atmosfera pela camada de poluição e humidade, fazendo com que o céu fique claro - tão claro que só as estrelas e planetas mais brilhantes se podem ver.

As soluções para este problema, que não afecta só os astrónomos, mas também qualquer pai ou mãe que queira mostrar as estreals aos filhos, passam pelo controlo da poluição atmosférica - que pelo que parece só será possível no médio/longo prazo - e pela adopção de sistemas de iluminação nocturna que não 'desperdicem' luz enviando-a directamente para cima. Uma possível solução será a adopção de reflectores na parte superior dos candeeiros, por exemplo. Claro que isso limitará as opções de design, mas creio que as estrelas são mais bonitas que a vaidade de qualquer designer... E os designers hão de concordar comigo.

Para sensibilizar as pessoas para este problema, que se agrava lenta e gradualmente, e propôr possíveis soluções, foi criada a International Dark-Sky Association, a cujo site sugiro uma visita.

Link:
International Dark-Sky Association

Sem comentários:

KSC