quinta-feira, 5 de julho de 2007

Foi há 10 anos - a Mars Pathfinder aterrou em Marte

4 de Julho de 1997


A Pathfinder foi a primeira aterragem com sucesso em Marte, a seguir às missões Viking, de 1976, e era composta por duas secções - uma 'estação-base' e um pequeno rover, o Sojourner.

O site da missão foi, na altura, bombardeado com centenas de milhares de visitas por dia. Eu, como tantos outros, ligava-me ao site logo de manhãzinha, do emprego, para ver as últimas fotos de Marte.

A base da 'Mars Pathfinder', fotografada pelo pequeno rover Sojourner.

O pequeno rover Sojourner.

Assim, além de testar as tecnologias que mais tarde seriam aplicadas nos rovers Spirit e Opportunity (ainda a operar em Marte), a Mars Pathfinder também mostrou, nos anos iniciais da Internet e da World Wide Web, ser possível ter um grande êxito com um site sobre investigação científica, e abriu assim o caminho à variedade de sites sobre estes temas que conhecemos hoje. E na altura não havia banda-larga! Era tudo modems a 28kbps, ou menos!

Os 'Twin Peaks', em cima à direita.

Ficaram famosas, na altura, as panorâmicas do local da aterragem, com o destaque para duas pequenas elevações, que foram baptizadas 'Twin Peaks', em homenagem a uma série de TV muito em voga na altura.

A Pathfinder operou com sucesso durante 90 dias (era previsto funcionar 30), findos os quais deixou de transmitir para a Terra.

No fim da missão tinham sido enviadas para Terra 16.000 imagens da 'base', e 550 imagens do rover!

Pensa-se, através de fotos de muito alta resolução tiradas da órbita de Marte, que o rover Sojourner ainda tenha funcionado por mais uns dias após a Pathfinder parar de transmitir para a Terra,

Talvez um dia se venha a saber o que realmente se passou com o pequeno robot! Talvez o local seja designado como Histórico, e protegido para as gerações vindouras. Assim espero, e orgulho-me de ter sido um dos que, à distância, exploraram Marte, quase em directo, pela primeira vez na História da Humanidade.

Links:

Sem comentários:

KSC