sábado, 18 de agosto de 2007

A auto-destruição de uma astronauta.


Se até agora me limitava a sentir pena da ex-astronauta Lisa Nowak, com a divulgação de 3 horas de vídeo que a mostram numa cela, imediatamente após ter sido presa em Fevereiro, fico com um nó no estômago. Não tenho palavras, ao ver uma pessoa que apenas meses antes voava no Space Shuttle, e atingia o auge da sua carreira, reduzida quase a uma criança indefesa...

A divulgação destas 3 horas de vídeo também parecem fazer parte do julgamento público de que tem sido alvo. Não creio ser correcto estar a divulgar-se possíveis provas do caso ao público antes de haver qualquer julgamento.

Mas elas estão cá.

E não creio ser voyeurismo vermos isto e darmo-nos conta que todos podemos 'tropeçar' e cometer grandes erros. Todos nos desorientamos de vez em quanto, por vezes em grande estilo. Mas todos merecemos uma segunda chance.

E parece-me também ser claro, pelos fragmentos do vídeo que tenho visto, o estado quase absoluto de desorientação da astronauta. Acho que não podemos nem sequer imaginar o seu estado psicológico e o seu desespero.

O julgamento de Lisa está marcado para o início de Setembro.

KSC