terça-feira, 14 de agosto de 2007

Protecção térmica do Shuttle Endeavour danificada

Missão à Estação Espacial Internacional a correr conforme o planeado

Apesar do dano ser razoavelmente profundo - chega a atingir a superfície de alumínio do Shuttle - os responsáveis da NASA consideram que este dano não porá em causa a segurança do Endeavour durante o regresso à Terra. A decisão sobre a realização de uma operação de reparação - para minimizar eventuais estragos durante o regresso - será tomada hoje, Terça-Feira, ou amanhã, pela NASA.
A estrutura de uma das telhas de protecção térmica do Shuttle.
Clique para aumentar.


Os danos foram detectados através de uma manobra que se tornou rotina após o acidente do Columbia, designada Rendezvou Pitch Maneuver, em que o Shuttle faz uma 'cambalhota' para trás, sendo fotografado pelos astronautas a bordo da Estação Espacial com cameras fotográficas de alta resolução. Podemos ver essa manobra no vídeo abaixo.


A missão de serviço à Estação Espacial Internacional - ISS - está a decorrer conforme o planeado. O Shuttle está já a usar o sistema de transferência de energia eléctrica da ISS, pelo que a missão pode ser prolongada, como planeado, mais 3 dias, possibilitando mais uma saída para o espaço pelos astronautas.

Ontem foi substituído um dos giroscópios da ISS, que estava a funcionar incorrectamente há algum tempo, tendo sido desligado ainda no ano passado. Esta operação pode ser acompanhada em directo através da NASA TV.

Sem comentários:

KSC