quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Lançamento do Shuttle Atlantis adiado para o fim de Abril

"This constitutes, in our evaluation, the worst damage that we have ever seen from hail on the external tank foam"
Wayne Hale

Durante a tempestade de granizo de ontem, o tanque externo do Shuttle sofreu mais de 7000 impactos que provocaram danos, 27 dos quais na asa esquerda do Shuttle. Algumas telhas de protecção térmica foram mesmo danificadas. A NASA decidiu recolher o Shuttle ao VAB - Vehicle Assembly Building - no Domingo, e desistiu de lançar o Shuttle em Março. O lançamento não será agora antes de 22 de Abril.

Wayne Hale, Administrador do programa do Shuttle, considera estes os maiores danos sofridos pelo tanque externo do Shuttle em toda a vida do programa!

Fico feliz por a NASA não estar a sofrer da febre do lançamento - o lançar depressa e a todo o custo - que condenou há 21 anos o Shuttle Challenger. Confesos que esperava que a NASA apressasse as reparações e tentasse ainda um lançamento antes de 25 de Março. Na minha opinião, isso seria a continuação lógica da cultura actual da NASA. Como há um número limitado de lançamentos até 2010 - ano no qual o Shuttle deverá ser retirado de serviço, de acordo com 'ordens' do presidente Bush - e ainda falta muito até concluir a Estação Espacial Internacional, politicamente urge 'despachar' o mais possível. Fico feliz por se ter ouvido o bom senso neste caso.

Fonte: NASA SpaceFlight


Actualização em 1 de Março: Uma foto das pedras de granizo que caíram durante a tempestade, do blog de Damaris Sarria.

Sem comentários:

KSC