Neste momento é bom recordar a promessa dos primeiros dias, em que ainda se pensava que seria possível fazer mais de 40 vôos por ano! Foram dias magníficos, e esta aterragem no deserto, na base aérea de Edwards, é fantástica. Os aviões T-38 que acompanhavam o Shuttle na fase final do vôo estavam lá para observar o comportamento da (então e ainda hoje) inovadora máquina e orientar John Young, o comandante da primeira missão do Shuttle, durante a aterragem. Além de Young, voava Robert Crippen como piloto.
Recordo-me bem desta primeira aterragem. Vi-a em directo na televisão, ainda a preto-e-branco. Estávamos em 1981, e as emissões a cores tinham começado ainda há poucos meses. O meu pai ainda não tinha comprado um televisor a cores (eu tinha 15 aninhos na altura). Só vi uma missão do Shuttle a cores poucos meses depois, na segunda missão em Novembro. Faltei às aulas pela primeira vez na vida para ver esse 2º lançamento! :)
E ainda tenho as cassettes, áudio, claro, ainda não tinha vídeo, com as gravações destes eventos históricos. (Só tive um vídeo no ano seguinte, no fim de 1982, um bom e velho Sony C7, Betamax, que ainda funciona!!!)
Sem comentários:
Enviar um comentário