quarta-feira, 18 de julho de 2007

Antevisão da próxima missão do Space Shuttle

Um pequeno vídeo, que acabei de encontrar, e que fala da próxima missão do Space Shuttle Endeavour, a STS-118, com lançamento previsto para 7 de Agosto. Naturalmente é dado destaque à participação de Barbara Morgan, a professora que em 1986 era a substituta de Christa MacAuliffe para a missão do Challenger que, infelizmente, terminou com a sua destruição.

Uma curiosidade é que Morgan irá voar no Endeavour, que foi o último Space Shuttle a ser construído, precisamente para substituír o Challenger, após a sua perda! Apenas uma coincidência, uma vez que, tanto quanto julgo saber, Morgan deveria voar no Columbia - que infelizmente também foi perdida em 2003.

2 comentários:

Anónimo disse...

Continuo a achar a professora uma ave agoirenta... :D Só espero que corra tudo bem! O Columbia ainda está bastante presente na memória de todos, que foi um acidente horrível e espero que não se repita. De qualquer forma porque tem uma professora de ir ao espaço...? Ou é uma astronauta que por acaso é professora...?

Miguel Lopes disse...

É uma professora, que se tornou professora/astronauta antes do Challenger, depois voltou a ser só professora, depois candidatou-se a astronauta, e faz parte do corpo de astronautas da NASA desde 1998. A NASA chama-lhe 'educator-astronaut', por isso deduzo que não esteja a praticar o ensino *profissionalmente*, ao contrário do que se passava em 1986. A idéia de uma professora (ou educadora) ir ao espaço parece ser a de incentivar os mais jovens a prosseguir carreiras ligadas à investigação e à Ciência. Nos últimos anos, nos EUA, tem havido um grande decréscimo nos jovens que escolhem este tipo de carreiras. É um show-off algo político, por parte da NASA, o que em nada retira o mérito a Barbara Morgan, que tanto quanto sei merece o lugar.

KSC