quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

New Horizons acaba de fazer a maior aproximação a Júpiter


Às 10:10, a sonda New-Horizons, com destino a Plutão, fez a sua maior aproximação a Júpiter, tirando algumas fotos incrivelmente detalhadas, entre as quais a foto mais detalhada de sempre da 'pequena mancha vermelha' - uma nova mancha vermelha, semelhante à que já é conhecida há séculos, mas que surgiu da junção de três tempestades que surgiram durante a última década (ver abaixo).

Também estão a ser obtidas imagens das luas de Júpiter, nomeadamente de Europa e Ganimedes.

Poderá seguir os detalhes na página oficial da New Horizons.

Lançamento do Shuttle Atlantis adiado para o fim de Abril

"This constitutes, in our evaluation, the worst damage that we have ever seen from hail on the external tank foam"
Wayne Hale

Durante a tempestade de granizo de ontem, o tanque externo do Shuttle sofreu mais de 7000 impactos que provocaram danos, 27 dos quais na asa esquerda do Shuttle. Algumas telhas de protecção térmica foram mesmo danificadas. A NASA decidiu recolher o Shuttle ao VAB - Vehicle Assembly Building - no Domingo, e desistiu de lançar o Shuttle em Março. O lançamento não será agora antes de 22 de Abril.

Wayne Hale, Administrador do programa do Shuttle, considera estes os maiores danos sofridos pelo tanque externo do Shuttle em toda a vida do programa!

Fico feliz por a NASA não estar a sofrer da febre do lançamento - o lançar depressa e a todo o custo - que condenou há 21 anos o Shuttle Challenger. Confesos que esperava que a NASA apressasse as reparações e tentasse ainda um lançamento antes de 25 de Março. Na minha opinião, isso seria a continuação lógica da cultura actual da NASA. Como há um número limitado de lançamentos até 2010 - ano no qual o Shuttle deverá ser retirado de serviço, de acordo com 'ordens' do presidente Bush - e ainda falta muito até concluir a Estação Espacial Internacional, politicamente urge 'despachar' o mais possível. Fico feliz por se ter ouvido o bom senso neste caso.

Fonte: NASA SpaceFlight


Actualização em 1 de Março: Uma foto das pedras de granizo que caíram durante a tempestade, do blog de Damaris Sarria.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Danos provocados por granizo irão forçar a NASA a recolher o Space Shuttle

Devido a uma forte tempestade de granizo, com pedras "do tamanho de bolas de golfe", o tanque externo do Shuttle foi danificado. Também foram registados 20 impactos na asa esquerda do Shuttle. No total foram registadas pelo menos 1000 zonas de danos, tanto no Tanque como no Shuttle. Assim, a NASA vai ter de recolher o Shuttle ao VAB para reparações.

A última vez que um Shuttle foi recolhido ao VAB - Vehicle Assembly Building - por causa de danos causados pelo tempo foi em 1999, na missão STS-96. Essa recolha durou cerca de uma semana, será legítimo esperar que esta recolha não dure menos, dada a gravidade dos danos.

É bastante provável que a data de lançamento prevista seja agora adiada.

Fonte: NASA SpaceFlight

Próximo lançamento do Space Shuttle Atlantis - 15 de Março

Às 11:44 da manhã, hora de Lisboa, será a primeira tentativa de lançamento. O lançamento terá forçosamente de tomar lugar até dia 25 de Março, por forma a garantir que o Shuttle se destaque da ISS a tempo de uma cápsula Soyuz atracar, no dia 7 de Abril.

Os astronautas nesta missão serão exclusivamente homens... :( Na foto, da esquerda para a direita: MS4/EV1 James Reilly, MS2/FE/EV4 Steven Swanson, CDR Frederick "Rick" Sturckow,
PLT Lee Archambault, MS1/EV3 Patrick Forrester, MS3/EV2 John "Danny" Olivas.

(Nota: MS = Mission Specialist, PLT = Pilot, CDR = Commander).

A astronauta Lisa Nowak deveria ser a Capcom (CAPsule COMmunicator) para esta missão, mas foi afastada dessa função devido aos acontecimentos recentes. A NASA garante que a missão não será afectada.

Dica: Um dos melhores sites para obter informação muito detalhada e actualizada sobre cada missão do Shuttle é o da CBS.

No Topo da Atmosfera!


Incrivelmente esta foto não foi tirada de nenhum balão de grande altitude! Foi tirada a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) com uma teleobjectiva de 400mm- note o grande tamanho aparente da Lua. Nela pode ver-se o aspecto da camada superior da atmosfera da Terra, em que o azul que conhecemos começa a passar ao negro do espaço. Leia mais detalhes no site do Earth Observatory.

Esta imagem é simplesmente linda, se puder veja a imagem am alta resolução. Se fosse pequeno outra vez era capaz de ficar horas a olhar para ela e para os detalhes que nela se encontram. Apesar de todos os problemas, deve ser fabuloso passar uns meses na ISS. Aparentemente até há bastante tempo para ficar a olhar pela janela a ver o belíssimo planeta que ainda não conseguimos destruir por completo - não há de ser sempre só trabalho. Eu ficaria!

A Terra ao longo do Ano

Janeiro (2004)

Julho (2004)

Pode encontrar imagens da Terra em todos os meses do ano de 2004, em que se vê claramente a evolução das cores nos continentes, sobretudo da área coberta por neve e gelo. Estas imagens foram geradas por computador a partir de milhares de fotos, por forma a poder eliminar as nuvens. Pode encontrar estas imagens no site do Earth Observatory, na secção Blue Marble.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

O caso legal contra Lisa Nowak

Li há dias este artigo no American Thinker sobre o possível desenvolvimento que o caso desta astronauta poderá ter. Foi escrito por um advogado, mas pouco depois dos acontecimentos, não sei até que ponto o desenvolvimento posterior terá influência. Este advogado não está ligado a este caso, note-se, trata-se apenas da sua opinião pessoal.

É um artigo bastante condenatório, e que nos dará idéia do 'worst case scenario' para este caso. Espero que o desenlace não seja tão negativo. Afinal de contas, não aconteceu nada de particularmente grave - ninguém morreu - houve só a questão do spray de pimenta. A mulher precisa mais de apoio psicológico do que de prisão.

Em relação às 'provas' que foram encontradas no carro, acho que são discutíveis. Eu próprio já andei com ferramenta bem pior no meu carro. Serrotes, um machado, uma catana, uma pá (para enterrar possíveis vítimas?). Também ando com luvas grossas e finas, para o caso de ter de fazer alguma coisa que me possa sujar as mãos e eu não as querer sujas... Mas também pode ser para não haver impressões digitais no 'local do crime'. O facto é que a maioria de nós anda com coisas nos carros que poderiam ser incriminatórias se nos 'passássemos dos carretos' como esta mulher se passou.

Todo o resto da acusação se baseia no depoimento da própria Lisa Nowak, que aparentemente se 'enforcou' pelas suas próprias mãos.

No entanto, na minha muito humilde opinião, um depoimento tão auto-condenatório só mostra mais uma vez que a mulher não é uma criminosa. Se fosse, talvez tivesse mais cuidado com o que dizia.

É uma leitura bastante informativa, que reproduzo abaixo, sem permissão, pelos motivos usuais de volatilidade da net.

February 10, 2007
The Criminal Liability of Lisa Nowak
By Philip Averbuck

Spec./Capt. Lisa Nowak faces serious legal jeopardy in Florida. After reading the arrest/charging affidavits, I have to wonder at some of the commentary out there. Jeffrey Fieger appeared on Good Morning America Friday and told the audience that, "at most, she might be guilty of an assault and battery." Here in Florida, those charges are both misdemeanors, punishable by a maximum of 14 months in the county jail (12 for the battery, 2 for the assault.)

Counselor Fieger was grossly mistaken.

Based on the contents of the bag that was recovered from the trash can (after a policeman saw Capt. Nowak dump it in there), the [utterly credible] victim's statement, Capt. Nowak's post-Miranda statement, and the statutes here in Florida, these are the charges she could be convicted of in a heartbeat, and their concomitant maximum prison penalties in Florida:
Florida Statutes 787.02 False imprisonment (5 years)
Florida Statutes 790.07 Persons engaged in criminal offense, having weapons (5 years)
Florida Statutes 812.133 Carjacking, armed (Life)
Florida Statutes 787.01 Kidnapping, armed (Life)
Florida Statutes 810.02 Burglary, with assault/battery, armed (Life)
Mr. Fieger put a lot of emphasis on Capt. Nowak's claim that she had only brought the weapons (steel mallet, knife, real-looking BB pistol) in order to "scare" her victim so she'd talk to her. Uhhhhhh, this is exactly what constitutes a false imprisonment or kidnapping, the unlawful confinement of a victim (by well-founded fear, in this case--assuming Capt. Nowak never would have actually used the tubing she had bought to tie up her victim).

Mr. Fieger had a valid point, in that the attempted first degree murder charge that Capt. Nowak is facing is probably excessive. But so what? This parade of potential life felonies doesn't need any enhancement..."Hey, Lisa, good news! The judge threw out the attempted murder charge!

Now we're only sunk on 2 or 3 other life felonies!"

Did I mention that we don't have parole here in Florida?

Apart from her extraordinary life story, Capt. Nowak has horrific equities surrounding her case: long-term premeditation; stunningly precise planning and execution of her plan; focus on a completely innocent victim; carrying out her plan all the way, even to the point of pepper-spraying the victim when she unwisely rolled her car window down speak to the "tearful" Capt. Nowak; making an enormous physical effort to complete the plan; a written list of the items needed to complete the plan (too bad she didn't add one last item to the list: "When other items are purchased, BURN THIS LIST!"); and a great effort to conceal her identity.

I've made it a point to ask many Florida prosecutors one question over the years: "What portion of our cases involve (1) a defendant who is genuinely guilty, (2) doing/attempting to do something genuinely harmful, (3) to someone who is genuinely innocent?" The answer is always, "Oh, about 20-25%." Unfortunately, Capt. Nowak falls into this category...and the evidence against her is overwhelming.

Fortunately for her, her life story may just pull her future out of the fire. I predict that she will eventually plead guilty to the 2 lesser felonies (it will keep her scoresheet points down), or perhaps a stipulated reduced charge of aggravated battery (15-year max), with her sentence to be begun in a lockdown mental facility. Then a lengthy probation--4-8 years.

Her life will be ruined in the short term, but unlike so many of my defendants, she she will have a chance to rebuild it outside of the Florida State Prison system.

Philip Averbuck is a criminal defense attorney who practices in Polk County, Florida.

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Sonda Rosetta faz passagem espetacular por Marte.

Fotos notáveis tiradas por uma sonda numa missão de 10 anos ao cometa 67 P/Churyumov- Gerasimenko. Na imagem à direita podemos ver a superfície de Marte e uma parte de um dos painéis solares da Rosetta.

O objectivo final desta sonda será aterrar no cometa 67 P/Churyumov- Gerasimenko - que entre amigos é designado simplesmente por Natasha :D.

Links:

sábado, 24 de fevereiro de 2007

A NASA tem planos para casos de instabilidade psicológica no espaço.

Na sequência do caso da astronauta Lisa Nowak têm-se colocado muitas questões sobre o que aconteceria se um astronauta 'desse em doido' no espaço, quer no Space Shuttle, quer na Estação Espacial Internacional (ISS).

Agora a Associated Press obteve um conjunto de procedimentos detalhados para lidar com todo o tipo de emergências médicas no espaço. O documento, de 1051 páginas, inclui instruções para lidar com quase tudo, incluindo a remoção de dentes! Emergências psiquiátricas ocupam apenas 5 páginas deste manual.

Reproduzo abaixo o artigo, que foi publicado no site do Kansas City Star, pelas razões normais de volatilidade da net. As partes a negrito (bold) foram destacadas por mim.

NASA has plan for unstable astronauts

MIKE SCHNEIDER
Associated Press

What would happen if an astronaut came unglued in space and, say, destroyed the ship's oxygen system or tried to open the hatch and kill everyone aboard?

That was the question on some minds after the apparent breakdown of Lisa Nowak, arrested in Orlando this month on charges she tried to kidnap and kill a woman she regarded as her rival for another astronaut's affections.

It turns out NASA has a detailed set of written procedures for dealing with a suicidal or psychotic astronaut in space. The documents, obtained this week by The Associated Press, say the astronaut's crewmates should bind his wrists and ankles with duct tape, tie him down with a bungee cord and inject him with tranquilizers if necessary.

"Talk with the patient while you are restraining him," the instructions say. "Explain what you are doing, and that you are using a restraint to ensure that he is safe."

The instructions do not spell out what happens after that. But NASA spokesman James Hartsfield said the space agency, a flight surgeon on the ground and the commander in space would decide on a case-by-case basis whether to abort the flight, in the case of the shuttle, or send the unhinged astronaut home, if the episode took place on the international space station.

The crew members might have to rely in large part on brute strength to subdue an out-of-control astronaut, since there are no weapons on the space station or the shuttle. A gun would be out of the question; a bullet could pierce a spaceship and could kill everyone. There are no stun guns on hand either.

"NASA has determined that there is no need for weapons at the space station," Hartsfield said.

NASA and its Russian counterpart drew up the checklist for the space station in 2001. Hartsfield said NASA has a nearly identical set of procedures for the shuttle, but he would not provide a copy Friday, saying its release had not yet been cleared by the space agency's lawyers.

The space-station checklist is part of a 1,051-page document that contains instructions for dealing with every possible medical situation in space, including removing a tooth. Handling behavioral emergencies takes up five pages.

The military has a similar protocol for restraining or confining violent, mentally unstable crew members who pose a threat to themselves or others in nuclear submarines or other dangerous settings.

Although Nowak performed her duties with aplomb during a short visit to the space station via the shuttle last July, and was not scheduled to fly again, her arrest has led NASA to review its psychological screening process.

A mentally unstable astronaut could cause all kinds of havoc that could endanger the three crew members aboard the space station or the six or seven who typically fly aboard the shuttle.

Space station medical kits contain tranquilizers and anti-depression, anti-anxiety and anti-psychotic medications. Shuttle medical kits have anti-psychotic medication but not antidepressants, since they take several weeks to be effective and shuttle flights last less than two weeks.

The checklist says say astronauts who crack up can be restrained and then offered oral Haldol, an anti-psychotic drug used to treat agitation and mania, and Valium. If the astronaut won't cooperate, the drugs can be forcibly given with a shot to the arm. Crew members are instructed to stay with the tied-up astronaut to monitor vital signs.

Space station astronauts talk weekly via long-distance hook-up to a flight surgeon and every two weeks to a psychologist, so any psychiatric disorder would probably be detected before it became so serious that the astronaut had to be brought home, Hartsfield said.

No NASA astronaut at the space station has been treated in orbit with anti-psychotic or antidepressant medications, and no NASA shuttle crew member has required anti-psychotic medications, Hartsfield said.

Depression, feelings of isolation and stress are not unheard of during long stays in space in tight quarters.

A couple of Soviet crews in past decades are believed to have experienced psychological problems, and U.S. astronaut John Blaha admitted feeling depressed at the start of a four-month stay at the Soviets' Mir space station more than a decade ago. Antidepressants were not available.

"I think you have to battle yourself and tell yourself, `Look, this is your new planet ... and you need to enjoy this environment,'" Blaha told the AP last week. "You sort of shift yourself mentally."

During missions in 1985 and 1995, shuttle commanders put padlocks on the spaceships' hatches as a precaution since they didn't know the scientists aboard very well. Some crew members, called payload specialists, are picked to fly for specific scientific or commercial tasks and do not train as extensively with the other astronauts.

Would-be astronauts are carefully tested and screened to eliminate those who are unstable. But unless they are bound for the space station for a monthslong stay in orbit, they are not put through any regular psychological tests after that.

Astronauts selected for the space station get a psychiatric assessment six months and a month before launch.

Dr. Patricia Santy, a former NASA psychiatrist and author of the book "Choosing the Right Stuff," said there are no good studies of astronauts' stress levels or how they adapt psychologically to space.

U.S. astronauts at the space station keep a journal for a study by a Santa Barbara, Calif., researcher. But Santy said the diaries won't help detect mental illness.

"What astronaut is going to tell you they're feeling homicidal?" she asked. "They're very conscious that if they say the wrong thing they could get grounded."

Astronaut James Reilly, who is flying on space shuttle Atlantis next March, said it is unlikely a U.S. astronaut would lose it in space. Space tourists who pay the Russians $20 million to go to the space station are another matter, he said.

"I think we stand a greater chance of someone getting a little nuts with the space tourists that fly occasionally because it's less rigorous," Reilly said.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Eclipse total da Lua, em 3 de Março

É num Sábado à noite, a horas em que toda a gente ainda está acordada!

Este eclipse terá boa visibilidade na Europa, a meio da noite, e na América do Norte, ao anoitecer - aí já a Lua estará no meio do eclipse.

Em Portugal será visível a partir das 21:30, por volta das 22:00 já estará bastante escura, e por volta da 1:00 da madrugada de dia 4 (Domingo) já estará de novo bastante clara.

Agora só nos resta esperar que o céu esteja limpo nessa noite.

Sugiro a todos que usem uns bons binóculos, à medida que a sombra da Terra vai cobrindo a Lua, tem-se a perfeita noção de que a Lua é mesmo uma esfera enorme! É lindo!

Começaram a ser produzidos as primeiras cartas topográficas de Marte

Estas primeiras cartas, em várias escalas, são produzidas a partir de fotos obtidas com a 'High Resolution Stereo Camera' (HRSC), instalada a bordo da sonda Mars Express, da ESA (European Space Agency), presentemente a orbitar o Planeta Vermelho.

Se quiser obter cópias em alt resolução destas fotos, clique neste link.

Fonte: European Space Agency

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Últimos desenvolvimentos no caso de Lisa Nowak

Better days will come!

Assistimos ao que parece ser um 'arrefecimento' dos ânimos, relativamente a este caso. A vítima do 'ataque', Colleen Shipman, retirou o pedido de protecção do Tribunal, ao mesmo tempo que se soube que Nowak se irá declarar inocente da acusação de tentativa de homicídio. Finalmente, a Marinha dos EUA não irá julgar Nowak em tribunal marcial, pelo menos por agora, preferindo deixar que as autoridades civis se pronunciem. A explicação para esta decisão parece residir no facto do sucedido se ter dado em 'território civil'.

Espero que sejam sinais de que as pessoas que assistiram a esta bizarria se tenham acalmado e estejam a começar a ver as coisas como elas são na realidade.

Nota: Se estiver interessado em conhecer os desenvolvimentos deste caso, sugiro uma leitura aos meus posts no meu blog pessoal, onde coloquei uma série de posts sobre este assunto.

Aqui ficam os meus votos de que tudo se esclareça e corra pelo melhor para esta astronauta, e todos os envolvidos nesta perfeita confusão. Como dizemos em Portugal, "dias melhores virão!"

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Sonda 'New Horizons' a 8 dias de passar por Júpiter


Esta sonda deverá passar por Plutão em 14 de Julho de 2015, mas para tal precisará de ser acelerada pela fortíssima gravidade do planeta Júpiter. Já há cerca de um mês que se estão a receber fotos de Júpiter enviadas pela New Horizons, e no dia 28 a sonda fará a maior aproximação a Júpiter, por volta das 5:41 da tarde, hora de Lisboa.

Em cima podemos ver uma das últimas fotos enviadas pela New Horizons, tirada no dia 10.

Em baixo, uma comparação de 6 fotos de Júpiter, tiradas pelas 6 sondas que passaram pelo planeta - nota: a sonda Galileu não tirou nenhuma foto do planeta inteiro, por isso não está nesta montagem. Esta foto foi obtida no blog da Planetary Society. Pode-se notar que a 'Grande Mancha Vermelha' está a diminuir de tamanho e a tornar-se menos elíptica!

Links:

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Benvindos

Espaço, a Última Fronteira.

Discordo. Mas é, de certeza, a próxima fronteira.

Este é um blog que vai tentar descrever a aventura Humana no Espaço, a um povo, o Português, que cada vez mais mergulha nas trevas e na pobreza mental. Um povo que continua a julgar-se o princípio e o fim das coisas. Um povo que pouco mais acha digno das suas atenções do que acumular insignificantes sinais de ostentação. Um povo para quem o expoente máximo do raciocínio consiste em tentar perceber o enredo de uma telenovela ou as possibilidades da sua equipa de futebol vencer num campeonato igual ao do ano passado e aos de todos os anos anteriores... enfim, um povo pobre em todos os aspectos. Miserável mesmo.

Nem sempre fomos assim. Se conseguirmos ignorar os que nos querem manter estúpidos e ignorantes, talvez voltemos a ser grandes. Como povo, ou individualmente, mas de preferência, como Espécie.

Porque o Planeta Terra não é imortal nem indestrutível, é necessário caminhar para o Espaço. Aprender a viver e a trabalhar em órbita e noutros planetas. Será muito difícil, e muito caro. Muitos morrerão, como alguns já morreram. Mas é a nossa sobrevivência colectiva que está em jogo. Somos a primeira espécie que pode tentar evitar a própria extinção. Iremos trabalhar para isso?

Olharemos para as estrelas... ou para os nossos umbigos?

KSC