quarta-feira, 13 de junho de 2007

Alarme de incêndio na Estação Espacial Internacional!!!

Felizmente foi falso alarme.

Os computadores de bordo da ISS deram um alarme de incêndio num dos módulos russos da ISS - Estação Espacial Internacional.

Os 10 astronautas a bordo da ISS - os 3 que já a ocupavavam e os 7 do Space Shuttle Atlantis - reagiram rápidamente, seguindo os procedimentos nos quais foram treinados, e fizeram uma inspecção visual a toda a ISS, mas não detectaram nada fora do vulgar, e a conclusão preliminar é que se trataria apenas de uma falha de software.

(Se calhar estavam a correr o Windows Vista :)

Recordo que houve um incêndio a sério na estação soviética MIR em 1997, e esse foi um caso bastante grave, que por pouco obrigava à evacuação de emergência da Estação!

Foi um percalço numa missão que, felizmente, não tem tido muitos. Os astronautas têm estado a montar gigantescos painéis solares na ISS, que lhe darão um aumento da capacidade de geração eléctrica bastante significativa, necessária para os módulos que irão ser instalados no futuro próximo na Estação.

À parte este percalço, soltou-se uma das telhas de protecção térmica, que protegia um dos motores auxiliares OMS - Orbital Maneuvering System - do Shuttle. A missão foi prolongada como consequência, estando a ser planeada uma reparação a esta telha. Não se sabe ainda bem como, mas deverá envolver um astronauta preso ao 'braço' do Space Shuttle. Aparentemente estão a ser consideradas 3 possibilidades - colar a telha ao material que está por baixo, soldá-la às telhas que a rodeiam, ou simplesmente empurrá-la para baixo.

Telhas soltas naquela zona não são novidade, e geralmente acarretam um risco reduzido para a nave e tripulação - os mais entusiastas do espaço de certeza se lembram que na primeira missão do Columbia, em 1981, o principal problema observado foi que várias 'telhas' de protecção térmica se soltaram naquela precisa zona.

Mesmo que possam não representar um risco de vida, danos nas telhas provocam quase sempre danos na estrutura do Space Shuttle, que têm de ser reparados em Terra, e que custam, claro, tempo e dinheiro, pelo que a NASA prefere evitar esta possibilidade.

Os danos nas telhas que protegem o OMS, na primeira missão de sempre
do Space Shuttle, em 1981.

Link: Fire in the MIR - leitura absolutamente recomendada!

Sem comentários:

KSC