quinta-feira, 21 de junho de 2007

'To Space and Back', por Sally Ride

Recebi ontem, este livro, To Space & Back, da autoria da astronauta Sally Ride, que foi a primeira astronauta (mulher) norte-americana.

É um livro escrito sobretudo para os mais jovens, mas é também bastante interessante para os mais crescidos.

Descreve em termos muito simples a vida a bordo do Space Shuttle, respondendo às perguntas mais frequentes que são feitas aos astronautas: como é a descolagem? Como é que se come no Espaço? Como é que se vai à casa de banho? Como é que se dorme? E por aí em diante. Tudo é descrito de forma bastante simples, sem as famosas siglas da NASA.

Para os adultos é uma leitura muito rápida - li o livro todo em pouco mais de uma hora - e extremamente interessante, porque a literatura usual da NASA não foca estes 'detalhes'.

As fotografias, em particular, são simplesmente espetaculares! Já sou seguidor das missões do Space Shuttle há muitos anos e, como calculam, já vi muitas fotos. Mas a maioria das fotos neste livro eram-me desconhecidas. Há também um diagrama em 3D do interior do cockpit do Shuttle que me mostrou pormenores que eu desconhecia por completo! Eu, que pensava que já conhecia o interior do Shuttle de trás para diante... :)

Este livro foi escrito antes do desastre do Space Shuttle Challenger - contendo uma dedicatória aos heróis que morreram pelo Sonho - e da construção da ISS, e por isso a narrativa resume-se à vida no interior e exterior do Space Shuttle.

Mesmo que não tenha filhos recomendo-lhe este livro. A leitura é fácil, interessante e rápida, e as fotografias só por si valem o preço.

Cinco estrelas, de cinco possíveis.

Link: To Space & Back no Amazon.co.uk

Sem comentários:

KSC