quinta-feira, 28 de junho de 2007

A Europa planeia vir a operar um vaivém espacial!

Os entusiastas da exploração espacial provavelmente lembrar-se-ão da euforia dos primeiros dias do Space Shuttle, em que se sonhava - como mais tarde se constatou amargamente ser impossível - com ritmos de lançamento na ordem dos 60 por ano!

Nessa altura a Europa planeava, assim como o Japão, criar um Space Shuttle próprio, o Hermes, que foi estudado e re-estudado durante anos a fio, e que foi cancelado por fim em 1989.

Soube hoje que estão a ser feitos estudos para um veículo de características semelhantes às de um vaivém espacial, num projecto designado IXV (Intermediate eXperimental Vehicle).

O resultado destes estudos deverá possibilitar um novo tipo de nave reutilizável depois de 2020!

Acho curioso os americanos se terem acobardado com os dois desastres do Space Shuttle - Challenger e Columbia - e voltado a tecnologias antigas, em muito semelhantes às da Apollo de há 40 anos, e que sejam os europeus a querer avançar nesta área tecnológica.



Diagrama do vaivém espacial Hermes.
O projecto foi cancelado em 1989.


Mas não nos podemos iludir. O projecto Hermes foi um enorme escoadouro de dinheiro, atribuído a empresas com melhores relacionamentos políticos no Parlamento Europeu e na ESA - Agência Espacial Européia. É bem possível que todos estes estudos nada mais sejam também que formas de dar dinheiro - muito dinheiro - a grandes empresas da indústria aeroespacial, sem haver a vontade real de criar um veículo operacional! Ou seja, os estudos seriam um fim em si. Um fim meramente económico.

Peço desculpa se pareço pessimista, mas já observo os vários programas espaciais há algumas décadas, e é difícil estar optimista em relação a projectos de naves tripuladas, sobretudo quando não há benefícios políticos para as pôr a funcionar!


Links:

Sem comentários:

KSC