
Já só restam cerca de 16 missões até que o Space Shutle seja finalmente reformado. Infelizmente não para ser substituído por algo melhor, mas por algo que parece ser tirado dos anos 60. A nave Orion é, em minha opinião, pouco mais que uma Apollo 2.0. Mas isso não detém a NASA, e alguns dos seus funcionários dizem ser possível que a Orion possa voar em 2013, 2 anos antes das previsões oficiais!
Na realidade, acho que a NASA está numa situação algo insólita.
Senão vejamos: está-se a fazer um esforço gigantesco no sentido de completar a Estação Espacial Internacional - ISS - até 2010. Depois abandona-se a ISS quase por completo, porque o Shuttle é retirado do serviço. E faz-se pontaria quase exclusiva à Lua, e à construção de uma base na Lua, para a qual ainda não há nem planos nem dinheiro.
Os únicos astronautas americanos que irão à ISS nos 5 anos seguintes terão de ir em naves Soyuz, do antigo inimigo russo. Esperemos que as relações entre os dois governos não azedem.
A concretização da possibilidade do título deste post seria um excelente golpe político, mas não creio que antecipará a ida de homens - e espero bem, mulheres - à Lua.
Em relação a uma base na Lua, os que, como eu, seguem estes assuntos, sabem bem o que demorou à ISS a atingir o actual estado de construção. Começou-se a falar mais ou menos a sério de uma estação espacial em 1984!!!! A construção a sério só começou depois da queda da MIR, e isso já foi no Século XXI!

Digo eu... Mas espero estar muito enganado.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário