Pareceu tudo rotina, apesar de não o ser. Pareceu só mais uma missão à ISS. Era assim que se pensava que seria sempre, há quase 30 anos. Seria assim, 60 vezes por ano, sonhava-se. Agora parece surreal, mas na altura acreditávamos que seria realidade. A NASA dizia que sim, por isso devia ser possível.
Não foi. Mas um lançamento tão perfeito continua a ser digno de nota.
Na realidade, por momentos, algo parecia errado. Imediatamente no início do lançamento, o vapor tapou completamente o Shuttle, no ângulo dado pela camera. E o shuttle pareceu lento a subir. Notarão no vídeo que até o comentador fala um pouco mais devagar. Pareceu por instantes que algo não ia bem. Nos próximos dias saberemos se houve realmente algo ou se foi só um erro de percepção nosso.
Uma única excepção neste lançamento, aparentemente perfeito, parece ser uma telha de protecção térmica ligeiramente solta na fuselagem, na zona dos motores auxiliares OMS - Orbital Maneuvering System. O problema está a ser analisado, durante a análise a todo o sistema de protecção térmica, que se tornou norma depois do desastre do Columbia.
Sem comentários:
Enviar um comentário