quinta-feira, 28 de junho de 2007

Imagens fenomenais da montagem da Estação Espacial Internacional, durante a última missão do Space Shuttle Atlantis

Estas fotos espetaculares foram tiradas durante a mais recente missão de construção da ISS pela tripulação do Space Shuttle Atlantis, que regressou à Terra há poucos dias.

A ordem por que estão aqui dispostas não é exactamente cronológica. Clique nas imagens para as ver em tamanho maior.

Aproximação da Atlantis à ISS.

Abaixo, manobra de rotação do Shuttle, para que, da ISS, se possam tirar fotos de muito alta resolução, que depois são transmitidas para Terra e examinadas durante dias, para determinar se houve danos na estrutura de protecção térmica da nave, durante o lançamento.

Durante esta manobra foi detectado um problema na protecção de um dos reactores de manobra OMS - Orbital Maneuvering System - que foi mais tarde reparado por um astronauta em órbita!

Uma olhada para o porão de carga do Shuttle, com os painéis solares que iriam ser instalados na ISS. Uma carga preciosa!

Nas próximas fotos, a vida e trabalho a bordo do Shuttle e da ISS.

O resultado final da missão - uma ISS com mais potência eléctrica - e um novo visual!

Fico estupefacto, perante a beleza de todas estas imagens, em constatar a quase completa indiferença da nossa sociedade ao mais importante trabalho que está a ser realizado, pela nossa espécie, neste momento na nossa História.

Estamos a aprender a viver e a trabalhar no espaço. Com bastante sucesso.

Há muito por aprender. Deveríamos apoiar muito mais os programas espaciais Europeu (que contribui em enorme medida para a ISS) americano e russo, em vez de permitir que os nossos políticos passem a vida a reduzir os orçamentos das nossas agências espaciais (a ESA, no caso europeu - European Space Agency) para depois desperdiçar o dinheiro em guerras ou coisas que pouco ou nada contribuirão para o futuro da nossa espécie!

Temos de ser nós a agir. Se estivermos quietos e calados, os governos continuarão a explorar o povo para seu benefício próprio, em vez de agirem como o que são - nossos empregados! Sim, os governos existem para nos servir, e não para se servirem de nós, como acontece.

Isto surpreende alguém? Está a sorrir ao ler estas palavras? Se surpreende, e se acha graça, saiba então que não vive numa Democracia!

Uma aurora boreal, fotografada da ISS.

Sem comentários:

KSC