sábado, 17 de março de 2007

Inverno em Marte - um panorama fantástico!

Durante o Inverno Marciano, o Rover Spirit, da NASA, esteve parado numa posição que lhe permitia receber a maior quantidade possível de radiação solar, o que lhe permitia manter as baterias minimamente carregadas e, talvez, sobreviver mais um ano na superfície do planeta.

No entanto não esteve completamente inactivo. Durante esses meses tirou uma série de fotografias (cerca de 1400), que foram combinadas em mais um panorama fantástico de um planeta que ainda nos é desconhecido... mas que de certa forma nos parece familiar.

Uma empresa alemã criou um panorama em QTVR (QuickTime Virtual Reality) que nos permite olhar para a esquerda, para a direita, para cima e para baixo, e zoomar, quase como se lá estivéssemos.

Adorava que estas tecnologias existissem quando tinha 15 anos. Nunca ia largar o PC. Mesmo hoje ainda sou capaz de ficar imenso tempo a imaginar que estou lá... É fácil com estas tecnologias!

Fico infeliz por saber que há tanta gente que não consegue compreender até que ponto é fantástico obter imagens destas a tantos milhares de quilómetros de distância. Sim, são só pedras.

Mas estão em Marte!

Links:

Sem comentários:

KSC