quinta-feira, 1 de março de 2007

Novas imagens, ARREPIANTEMENTE LINDAS, de Saturno!

Digo arrepiantemente lindas porque o são - fico com os pêlos em pé quando as vejo, sobretudo se fôr em tamanho grande. Vou tentar imprimir algumas destas fotos em A3 (ou maior), e/ou projectá-las na parede! Fazem-me lembrar de como me sentia quando, em 1980, a sonda Voyager tirou algumas fotografias espetaculares dos anéis de Saturno. Eu passava a vida a coleccionar todos os recortes de jornal que encontrava sobre o assunto, e depois passava tardes a projectar essas imagens na parede - o meu pai tinha um projector 'de opacos' - e a vê-as em tamanho grande, ao som de uma boa musiquinha de Vangelis, Mike Oldfield, ou o meu preferido da altura (embora só tenha descoberto recentemente o nome através do Pandora), Michael Rother.

Sim, estas imagens fazem-me sentir como se tivesse 15 anos outra vez! São simplesmente lindas, e foram possíveis de obter devido ao aumento no ângulo das órbitas da sonda Cassini à volta de Saturno.

Por exemplo, vejam esta página! Se puderem, vejam as imagens em alta resolução!

Conseguem imaginar o tamanho daquele planeta? O tamanho daqueles anéis? Podíamos passar a vida toda e nunca nos cansarmos de olhar para aquele espetáculo! Já imaginaram poder passar horas a debruçarmo-nos sobre as nuvens daquele planeta, a ver todos os detalhes? Sem pressas, nem horários... Ir dormir, acordar, almoçar, ouvir música, ler... e sempre as nuvens a deslizar lentamente por debaixo de nós... Sem ruídos, sem televisão, sem horários, sem chefes, sem telefones, sem parvoíces... Era capaz de passar assim a vida!

Toda a equipa da Cassini está absolutamente de parabéns por todo o trabalho que tem vindo a desenvolver. E sobretudo a Cassini Imaging Central Laboratory for Operations (CICLOPS), que práticamente todos os dias nos tem levado, literalmente, ao céu!

Se puderem, percam algum tempo a ler o que a directora da equipa que produz estas imagens, Carolyn Porco, diz: "Finally, here are the views that we've waited years for (...) Sailing high above Saturn and seeing the rings spread out beneath us like a giant, copper medallion is like exploring an alien world we've never seen before. It just doesn't look like the same place. It's so utterly breath-taking." Esta mulher, com uma carreira já longa, tem-se revelado, além de uma excelente cientista, uma pessoa com sensibilidade para o que há de mais belo no Universo! Uma poeta. Quem pensa que não há beleza nem poesia na Ciência está redondamente enganado. E incrívelmente mais pobre.

Links:

Sem comentários:

KSC