quinta-feira, 8 de março de 2007

NASA despede astronauta

Lisa Nowak foi despedida da NASA, na sequência dos acontecimentos de há um mês. Foi a primeira vez que um astronauta foi despedido da NASA. De acordo com um porta-voz da NASA, esta atitude não reflecte nenhuma convicção da agência em relação à culpa ou inocência de Nowak no processo que está a decorrer contra si. "Como Nowak é uma oficial da Marinha dos Estados Unidos, e não uma funcionária da NASA, não está sujeita a acções administrativas por parte da NASA", segundo comunicado. Steve Lidsey, o superior de Nowak na NASA, já a teria informado em finais de Fevereiro de que iria ser 'dispensada'.

O status de Bill Oefelein ainda está a ser avaliado pela NASA. Pessoalmente não ficaria muito surpreendido se o mesmo lhe acontecesse. Oefelein também é um oficial da Marinha dos Estados Unidos, e a 'batata quente' também está nas mãos dele.

Não acho, pessoalmente, que tenha sido a melhor opção, mas também ainda não tive tempo para pensar bem nisto. Acho que é um desenvolvimento bastante grave, e que infelizmente poderá influenciar negativamente o futuro julgamento da ex-astronauta. Juntamente com os pormenores menos positivos que têm vindo a ser tornados públicos pela imprensa dos EUA, não creio que o futuro pareça, neste momento, brilhante. Sem a 'asa protectora' da NASA e o olho benevolente da opinião pública norte-americana, Nowak arrisca-se agora a uma pena bastante pesada. Aliás, com a publicação de emails e cartas (que em minha opinião deveriam ser sempre privados, mesmo que façam parte das provas do processo) que está a ser vista um pouco pela net, já está a ser julgada na praça pública... Só por isto, Lisa Nowak está também a ser uma vítima.

Links:

Sem comentários:

KSC