domingo, 17 de junho de 2007

O lançamento do Space Shuttle, visto da ISS!!!

Descobri esta foto espetacular na Internet. Não tinha nenhuma descrição, à parte o título, que afirmava ser o lançamento de um Space Shuttle, como pode ser visto da ISS.

O contorno da costa parece ser realmente o do Cabo Canaveral - mesmo quase a desaparecer em baixo, do lado esquerdo. O lançamento parece realmente ser de Merrit Island, um pouco a Norte do Cabo Canaveral (para o lado direito na foto).

Por isso estou convencido de que se trata de uma foto real de um lançamento. A altitude também me parece ser muito superior à de um avião.

Só não posso saber nem ter a certeza de qual. Mas no canto inferior direito estava um '9' - que eu tirei - que pode corresponder à data do lançamento.

Há um senão - nos EUA o lançamento ocorreu no dia 8 de Junho. E lá registam as datas na sequência mês/dia/ano. Por isso o mais provável é ser outra missão qualquer.

O que não retira nada à espetacularidade da foto.

Actualização em 19 de Junho de 2007: A foto não foi tirada da ISS, mas sim de um avião de observação de grande altitude, usado desde o acidente do Columbia para obter imagens dos lançamentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Está magnífica, sem palavras...

KSC